sexta-feira, 18 de abril de 2008

Combustível e Consumo!!

AQUI QUERO FAZER UM ADENDO : ESTE AN0 (2009) FIZ UM AJUSTE FINO NA REGULAGEM DA INJEÇÃO DA XT QUANDO FOMOS PARA USHUAIA ( http://demotonaterradofogo.blogspot.com/ ) E O CONSUMO DA XT VOLTOU A NORMALIDADE MESMO USANDO GASOLINA SEM ADIÇÃO DE ALCÓOL, A VARIAÇÃO FICOU POR CONTA APENAS DA QUALIDADE DA GASOLINA VENDIDA EM POSTOS DIFERENTES (COMO OCORRE TBÉM NO BRASIL)
Que a gasolina argentina (e chilena também) é mais pura do que a nossa e que possui maior octanagem eu já sabia, só não sabia que isso ia alterar tanto assim o rendimento da XT660 R. O consumo da XT660 , em velocidades de cruzeiro de 120/130 km/h, aumentou muito em relação ao consumo normal dela : ficou em torno de 14 km/l. Num trecho em que "enrolamos os cabos" a bichinha chegou a fazer a belíssima marca de 11,7 km/l . Meu carro anda mais com menos gasolina. Enquanto eu pensava que o problema era exclusivamente das diferenças entre a nossa gasolina, que possui cerca de 30% de alcóol, e a deles não havia solução. O jeito era ou aliviar na velocidade ou gastar mais e que se dane.
Só que quando fomos para o Chile percebi outra diferença. Quando abastecíamos nos postos da marca COPEC a minha moto fazia os tais 13/14 km/l, quando abastecíamos num ESSO ou SHELL a moto fazia 15 km/l até 16 . Desse momento em diante nunca mais usamos gasolina dos postos COPEC no Chile.
Na argentina vínhamos abastecendo somente (devido ao maior número de postos) na rede YPF. Resolvi fazer um teste e passei a abastecer nos SHELL e ESSO da vida. Dito e feito, de 13/14km/l fui pra 16km/l em média.
Não estou dizendo que estas redes (COPEC e YPF) usam gasolina de má qualidade ou outra coisa qualquer, apenas que minha experiência (e rendimento) foi melhor abastecendo nos postos SHELL e ESSO (ou Petrobrás). Aliás, minha só não, do Adriano tbém.
Com a DR650 RSE (carburada) que viajei em 01/2007 não senti tanta diferença no consumo quanto senti com a XT660 R (injetada).
Abs
F.

3 comentários:

Dolfo disse...

curti o Blog em ... abraços!

pht disse...

Amigos de estrada e donos deste blog. Poderiam por favor entrar em contato comigo por E-mail, vou fazer minha primeira viajem de moto em janeiro de 2010, preciso muito de ajuda pois devo ir sozinho!! Obrigado!!

Ricardo Machado de Machado disse...

Amigo, gasolina com mais octanagem consome mais, é isso? Será que isso procede aqui nos nossos postos também, se usarmos as "premium, pódium e etc" dos postos brasileiros? Já fez a média por nossas terras?