quinta-feira, 17 de abril de 2008

Algumas informações finais!!

Galera,
Aqui vou passar algumas dicas e informações pra quem nunca viajou fora do país e pra quem já é experiente também...de repente até ajuda, né?
Vejamos:
  • Na Argentina os motoristas que vem no sentido contrário ao nosso têm o hábito de piscar as luzes do farol como forma de nos CUMPRIMENTAR. Diferentemente do que fazemos aqui no Brasil, que usamos este recurso para pedir atenção do outro motorista sobre um acidente à frente (ou polícia). Muitas vezes nós chegamos à reduzir pensando haver um acidente ou uma barreira policial, NÃO É O CASO, ok??
  • Quem tem mais experiência em estradas sabe que quando pedimos passagem ao veículo da frente e ele dá seta para a DIREITA está autorizando a ultrapassagem de maneira segura, quando dá seta para a ESQUERDA, está lhe informando que a ultrapassagem não deve ser feita pois vêm veículos em sentido contrário. Pois bem, esqueça isso quando dirigir na Argentina. Lá funciona exatamento ao contrário : seta à ESQUERDA pode ultrapassar, seta à DIREITA não ultrapasse. Isso é o contrário do que ocorre aqui (Brasil) e no resto do mundo (que segue uma convenção internacional) porque antigamente, na ARGENTINA, os caminhões tinham a seta direita na cor VERMELHA e a da esquerda na cor VERDE. Logo : VERDE=OK e VERMELHO=PARE!! Muita atenção nesse item também , ok??
  • De maneira geral, quando o trânsito esta lento em estradas ou pistas simples, nós motociclistas temos o hábito de ultrapassar os veículos pela esquerda (que é o correto). Bem, na Argentina faça o contrário sempre que possível. Os motoristas argentinos estão acostumados com motos andando sempre à direita, mesmo que eventualmente mais rápido do que eles.
  • Sempre que você visualizar uma barreira policial, seja Caminera ou Gendermeria, diminua a velocidade bastante. Tipo quase parar mesmo. E sempre de uma buzinadinha cumprimentando os policiais com aquele "sorrisão brasileiro" estampado no rosto. Esta "tática" fez com que fossêmos parados pouquissímas vezes nesses 10.000kms (três vezes apenas) e passamos por umas duas dezenas de barreiras.
  • Em Bariloche/Arg e Puerto Varas e Santiago no Chile a oferta de hotéis, pousadas e cabanas é imensa. Chegue cedo e escolha muito.
  • As Ruta 258 e Ruta 40 próximas à Bariloche e Villa Mascardi/ARG são verdadeiros "playground´s" pra quem gosta de curvas de alta velocidade como eu. A sucessão de curvas de alta em piso excelente impressiona. Não fiz nenhuma destas curvas abaixo dos 100km/h e fiz algumas acima de 130 km/h. Uma bike super-esportiva aqui faria a festa (diz aí , Nenad ??...hehehe)
  • Na entrada de Bariloche/ARG existe um posto policial com um pátio com veículos batidos. Lá vimos uma V-Strom preta com placa brasileira e procuramos saber o que havia ocorrido: um casal de brasileiros havia sido atropelado por trás por uma veículo que vinha em alta velocidade enquanto os dois estavam trafegando devagar e tirando fotos. Ninguém se machucou gravemente graças às boas roupas e capacetes que usavam. A dica aqui é : fique sempre MUITO ESPERTO nas rutas, mesmo que pareçam tranquilas e quase vazias.
  • Villa La Angostura/ARG, fica entre Bariloche/ARG e o Paso Cardenal Samoré, que dá acesso ao Chile e é lindíssima. Provavelmente igual à Campos do Jordão/SP uns vinte anos atrás. Se você for viajar com a esposa/namorada vale se hospedar por aqui um dia ou dois, se você for com a galera, vale o passeio.
  • MAPAS ERRADOS : O meu mapa da região é impresso pela REVISTA QUATRO RODAS e possui alguns dados desatualizados, são eles : o Paso Cardenal Samoré já está asfaltado (no mapa aparece como sendo de "rípio") e a estradinha que chega até o Vulcão Osorno tbém já está asfaltada até lá em cima. Os mesmos erros ocorreram no mapa do Adriano, comprado lá na Argentina.
  • A estradinha que sai da ruta e leva até o cume do Cerro Osorno, onde se encontra o vulcão homônino, é linda. Deve ser feita com muito cuidado e com o intuito de se apreciar a paisagem mas sem nunca desviar muito a atenção da estrada. Eu mesmo acabei me perdendo numa curva à uns 70km/h e se viesse carro no sentido contrário não sei se estaria aqui escrevendo pra vocês.
  • As atividades de montanha aqui são,obviamente, as que prevalecem :trekking, mountain bike, observação da natureza, pic-nic´s, etc... Se você for visitar a região fora do período de neve, vá com calma e espírito prontos pra esse tipo de atividade. Agitação por aqui só na temporada de inverno mesmo.
  • No outono costuma chover muito nesta região, este ano foi atípico.
  • CUIDADO COM O SOL!! Mesmo sem você sentir calor, aliás, sentindo frio, ele está lá. Presente e afim de te queimar sem dó nem perdão. Então quem for mais sensível ( e até quem não for muito) deve se proteger todos os dias. O Adriano chegou a "descascar" a pele dos dois braços e eu das duas mãos. ATENÇÃO!!
  • ALIMENTAÇÃO também merece umas dicas, principalmente pra quem nunca foi para o exterior e "a-d-o-r-a" (coisa de boiola, né?) experimentar comidas típicas. Ok! Seu estômago pode até ser de Avestruz, mas tudo que entra TEM QUE SAIR...ou quase tudo, e aí já viu né?? Ou é banheiro de posto de gasolina (com aquela higiene caprichada) ou é no meio das rutas mesmo. Portanto a dica aqui é uma só : BOM SENSO!! E "bom senso" pode ser traduzido como : comer pouco durante o dia (você está viajando, guiando por lugares onde não se vê nada nem ninguém por dezenas de km´s...é bom não arriscar! Além do que muita comida = sono); procure comer somente pratos que você conhece (eu e o Adriano passamos esses 20 dias praticamente comendo bife -de chorizo ou lomo- com batatas fritas e pizza. Pouquíssimas variações ocorreram); beber e dirigir não rola, é meio óbvio, mas cuidado com a mistura "clima frio + vinho tinto", ok?? Às vezes vc passa dos limites sem perceber; cerveja gelada ?? Raríssima; pedir "hielo" (gelo) em alguns lugares é como pedir CAVIAR...os caras parecem nunca ter visto; o famoso "desayuno" (café-da-manhã) argentino (e chileno tbém) é composto basicamente por café com leite, dois croissants (ou "medialunas" como eles chamam por lá), manteiga e doce de leite. Prefira os hotéis com café da manhã "buffet".
  • Um fato importante e que merece destaque são os famosos 10% de serviço, que aqui em nosso país já vêm inclusos na conta. Lá fora NÃO. Portanto, foi bem atendido ?? Mande incluir na conta (algo em torno de 10% ou arredonde a conta). Não foi bem atendido ?? Pague o valor cobrado e pronto. Os garçons não vão correr atrás de você pra te bater se vc não pagar os 10%, fique tranquilo. Nem cara feia rola.
  • Este link é muito bom para quem for viajar de moto cruzando as fronteiras de diversos países, deêm uma boa lida : http://www.rockriders.com.br/downloads/Dicas_Viagens_Internacionais.doc

Bom acho que por enquanto é só isso.

Abs

Felipe

4 comentários:

Ed Cotait disse...

Felipe e Adriano!

Meus parabéns! Não só pela viagem maravilhosa, mas por esse blog maravilhoso, que está uma "Grande Viagem de Moto" para seus amigos!!

Um abraço

Edu Gambagorte disse...

Felipe e Adriano ,

Dicas preciosas!!!!
Essas informações são uma excelente fonte de referência para quer for viajar.
O blog,além de muito bonito, está ficando muito útil.

Um grande abraço aos amigos.

Gilmar disse...

Meus parabéns pela grande viagem! Li todos os relatos e cheguei a ficar com inveja tremenda de vcs. Sonho em fazer uma viagem destas, mas, infelizmente não tenho grana para comprar uma boa moto para grandes viagens, com a minha atual não consigo passar dos 1000km sem uma grande canseira.

Parabéns novamente e um grande abraço.

Gilmar

Rocio disse...

dicas muito boas! Eu estou organizando minha viagem para a Argentina de moto e vou usar suas dicas. Eu estou procurando algum apartamentos mobiliados buenos aires. Espero encontrar.